O Projeto Tênis na Lagoa é uma iniciativa social que há 13 anos contempla comunidades carentes do Rio de Janeiro sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática do esporte. Sua metodologia é orientada por princípios como construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral e autonomia. Idealizado em 2003 pelo professor de tênis Alexandre Borges, o Projeto Tênis na Lagoa foi concretizado um ano depois (2004) e hoje atende mais de 130 crianças e adolescentes das comunidades da Cruzada São Sebastião, Vidigal e Rocinha, todas localizadas na Zona Sul da cidade.
Através de uma parceria com a Subprefeitura da Zona Sul do Rio, o Projeto Tênis na Lagoa tem autorização para utilizar as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. O ex-tenista Thomaz Koch, um dos maiores nomes do esporte no Brasil, é o padrinho do projeto. As aulas são ministradas somente pelo professor Alexandre Borges e aqueles alunos que se destacam ganham a oportunidade de fazer parte de uma equipe de competição que viaja por todo o País.
Muito além de forehands e backhands, o Projeto Tênis na Lagoa proporciona o desenvolvimento integral de pessoas em vulnerabilidade social, promovendo melhoria da qualidade de vida e aproximando seus alunos de suas famílias e também da escola. A metodologia aposta no esporte como agente de desenvolvimento integral dos participantes, estimulando habilidades e competências como liderança, perseverança e cooperação. As atividades são realizadas em piso rápido e ainda contam com palestras com jogadores profissionais, acompanhamento social e psicológico e passeios esportivos e culturais.
Alexandre Borges
Fundador do Projeto Tênis na Lagoa, ele faz questão de acompanhar de perto cada passo dado pelas crianças e adolescentes durante as aulas. Foi o pai que notou o fascínio de Alexandre pelo tênis, aos 6 anos de idade, enquanto assistiam juntos a uma partida pela TV. Despretensiosamente, sugeriu levá-lo para fazer aulas, sem fazer ideia de que seria definitivo: hoje são mais de 30 anos dedicados ao esporte. Fã de Thomaz Koch, de quem foi aluno, Alexandre Borges chegou a jogar profissionalmente, mas educar se transformou na grande missão de sua vida.