Palestras

Clodoaldo Silva

A trajetória de Clodoaldo Silva se confunde com a própria história do esporte paralímpico no Brasil. Segundo paratleta brasileiro com maior número de medalhas em Jogos Paralímpicos (14 no total), ele é considerado precursor e pioneiro no País quando se fala em esportes para portadores de necessidades especiais. O reconhecimento por ser o maior expoente paralímpico brasileiro aconteceu na Cerimônia de Abertura dos Jogos Rio 2016, realizada este ano no Maracanã: Clodoaldo Silva acendeu a pira paralímpica e entrou definitivamente para seleta galeria dos mitos do esporte nacional.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 marcaram também a despedida de Clodoaldo Silva das piscinas. Aos 37 anos, o Tubarão Paralímpico, como é conhecido, quer agora deixar como legado muito mais do que suas 14 medalhas paralímpicas (seis de ouro, seis de prata e duas de bronze). Agora, ele vai literalmente mergulhar de cabeça e levantar a bandeira para abraçar uma das principais mazelas que afligem o Brasil: a falta de acessibilidade.

Clodoaldo Silva sofreu uma paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou a mobilidade de suas pernas e sua coordenação motora. Conheceu a natação como processo de reabilitação em 1996, em Natal (RN), cidade onde nasceu e cresceu. Quatro anos depois, em Sydney, já conquistava suas primeiras medalhas em Jogos Paralímpicos. Segundo dados do IBGE, cerca de 30% da população brasileira tem algum tipo de necessidade especial. E é por isso que precisamos ter um país adaptado onde todos possam ter direitos iguais de ir e vir. Nossa luta começa agora com o projeto De Cara pro Tubarão.

==========

Com duração de 1h30m, é direcionada a empresas e para o público em geral. O conteúdo tem relação com a própria história de vida, carreira e a abordagem é motivacional. Nos últimos anos foram ministradas palestras para mais de 50 empresas, entre brasileiras e multinacionais. Todos os eventos foram direcionados os seus funcionários. No total, as palestras já alcançaram mais de 60 mil pessoas. As apresentações são direcionadas para determinado segmento empresarial, pois o atleta estuda o público para o qual discursará. Também são apresentados vídeos do movimento paralímpico, por acreditar que não está somente falando de si, mas representando todos os atletas portadores de necessidade especiais do Brasil. Em todas as palestras o atleta é recebido com muitos aplausos. Ao final, o público presente sempre se emociona e o parabeniza por seus feitos, além de solicitar fotografias, autógrafos e pedir para tocar nas medalhas.